Não importa de onde você veio, importa é aonde você chegou...

Um homem trabalhava como porteiro no pior lugar da cidade. Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever. Um dia, entrou como “gerente” um jovem cheio de ideias, que decidiu modernizar o estabelecimento. Ao porteiro disse:

- A partir de hoje, o senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários sobre os serviços.
- Eu adoraria fazer isso senhor, mas eu não sei ler nem escrever.
- Ah! Sinto muito! Mas se for assim não poderá trabalhar mais aqui.

O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer? Lembrou que, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava. Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego.

Usaria o dinheiro que receberá para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens viajaria dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra. E assim fez.

No seu regresso, um vizinho comprou seu martelo e pagou pela sua viagem. Outros vizinhos lhe compraram um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Já que eles não tinham tempo para viajar.

A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viagem, faziam encomendas. E nosso amigo guardou as palavras que escutara muitas vezes: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'.

Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc... E após foram os pregos e os parafusos...

Em poucos anos, ele se transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas. Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício.

No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e disse: - É com grande orgulho e gratidão que pedimos que o senhor Valentin, Valentin Tramontina fale algumas palavras aos nossos alunos...

Lembre-se da sabedoria da água: 'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna' e se alguém lhe fechar uma porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.