Condicionamento...

Você já observou o elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente e a uma pequena estaca cravada no solo.

Sem dúvida a estaca é só um pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa parece óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir.

Por que ele não foge? Perguntei então ao domador. Ele explicou que o elefante não escapa porque está amestrado. Fiz então a pergunta óbvia: - Se está amestrado, por que o prendem? Ele respondeu: - O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca muito pequeno.

Quando nasceu foi logo preso. Ele por várias vezes puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não o pode sair. A estaca era certamente muito pesada para ele. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino. Então, aquele elefante enorme não escapa porque acredita que não pode.

Quantos condicionamentos nos foram colocados em nossas vidas? Vivemos acreditando que "não podemos" várias coisas. A diferença entre nós e os animais é que nós possuímos a VONTADE capaz de discernir entre o possível e o impossível.